quinta-feira, 15 de julho de 2010

Saramago, Meu Leitor e a Escrita

Caro leitor, Saramago foi o motivador de minha reflexão que agora farei. Iria postar o seguinte: "Me despeço hj com as palavras deliciosas desse homem divino-humano que é o Saramago." Só que no mesmo instante parei e percebi que ainda não havia leitores do meu blogue, pois há poucos dias comecei a escrever nesse blogue, ou seja, blogo faz pouco tempo, logo não tenho leitores. Por um momento fiquei triste, e matutei: pra que se referir a leitor? Aí não tive resposta. Mas com o desenvolvimento desse texto, me veio a mente o texto que irei pôr de Saramago. Não vou escrever só pra que me leiam e me gostem. Escreverei, sobretudo, pra me compreender, e me compreendendo acho que posso compreender o outro e o que está a minha volta. Escrever é fazer nascer aquilo que jamais pensámos que existia.

Ler para compreender

Por Fundação José Saramago
No princípio respondia que escrevia para ser querido. Imediatamente esta resposta pareceu-me insuficiente e decidi que escrevia porque não gostava da ideia de ter que morrer. Agora digo, e talvez isto esteja certo, que, no fundo, escrevo para compreender.
La Vanguardia de Barcelona, 1 de Setembro de 1997

2 comentários:

  1. Ler esse artigo escrito por meu irmão , me fez voltar ao ano de 1998 quando iamos prestar vestibular,ele ficava estudando na sala e eu em meu quarto,sempre rodeado de livros de litaratura e muita concentração.Hoje me orgulho em ler um texto com tão poucoas linhas mas enormes gotas de sabedorias e palavras bem citadas.
    Parabéns meu irmão me orgulho de você.
    Te amo,
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Ô minha irma. Fiquei emocionado ao ler um comentário seu recheado de saudosismo,lembrando um tempo maravilhoso de nossa vida. Obrigado por tudo, principalmente por viver ao lado meu. Te amo!!!
    Edu

    ResponderExcluir