quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A queda de credibilidade da mídia

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Quando alertávamos os chefes, cinco anos atrás, de que eles seriam os maiores prejudicados a médio e longo prazo pelo tipo de jornalismo irresponsável que estavam praticando, ninguém nos dava ouvidos.

Chegamos a nos reunir com o diretor do departamento em São Paulo para pedir uma cobertura mais isenta e imparcial do processo eleitoral e obtivemos a promessa de que podíamos produzir as reportagens, que elas iriam ao ar.



Naquela ocasião, mesmo sob boicote velado da direção, que não nos dava meios de apurar as informações, investigamos os negócios de Barjas Negri, então prefeito de Piracicaba e ex-secretário executivo do Ministério da Saúde na gestão José Serra.

Negri era alvo de investigação na Câmara Municipal, que apurava indícios de fraudes em licitações, superfaturamento e desvio de dinheiro público.

Sabe o que aconteceu?

Nada. A reportagem ficou pronta e foi engavetada, sob o argumento de que não trazia novidade.

O resultado desse processo de perda de credibilidade acaba de ser retratado em números. Segundo o IBOPE Inteligência, a confiança da população nos meios de comunicação que era de 71 pontos em 2009, passou para 67 em 2010 e 65 em 2011. Só não é menor do que o sistema público de saúde (41) e a educação pública (55), os campeões em desprestígio.

Os bombeiros seguem firmes na condição de instituição mais prestigiada pela opinião pública 86 pontos numa escala que vai até cem.

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