terça-feira, 17 de maio de 2011

Amorim critica EUA por falta de apoio ao Brasil na ONU

Segue abaixo uma notícia sobre a posição do Celson Amorim em relação aos EUA. Vale a pena conferir a entrevista que ele deu à revista Caros Amigos.

Durante palestra em Nova York, ele ainda acrescentou que os Estados Unidos não estão preparados para o crescimento de uma potêncial na América Latina.
Fonte: O Povo
17.05.201109:16
Segundo Amorim, os EUA não apoiaram o Brasil por não ter arma nuclear (Foto: ABr)
O ex-chanceler Celso Amorim criticou o governo americano por não apoiar a inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Durante palestra em Nova York, ele ainda acrescentou que os Estados Unidos não estão preparados para o crescimento de uma potência com alcance global na América Latina.
 
O presidente Barack "Obama apoiou a entrada da Índia (no conselho) quando visitou o país no ano passado, mas não fez o mesmo quando esteve no Brasil. Mas qual a diferença entre os dois países? São duas democracias multiculturais. A Índia tem mais habitantes, mas temos um território mais extenso e um Produto Interno Bruto (PIB) maior. A diferença é que a Índia tem arma nuclear e o Brasil, não. Foi um péssimo sinal para o restante do mundo", disse Amorim. O ex-chanceler disse que essa era sua opinião pessoal.
 
Crítica

Segundo Amorim, "os EUA não estão acostumados com uma potência com alcance global na região (Américas), como o Brasil". Questionado sobre qual conselho ele daria a Obama nas relações bilaterais, Amorim respondeu que "os Estados Unidos precisam ter uma política específica para o Brasil e não incluir o País no restante da América Latina".
 
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário