terça-feira, 31 de maio de 2011

Fifa impede divulgação de documentos contra Teixeira, diz BBC

Fonte: Opera Mundi


O site da BBC Brasil informou que a Fifa (Fédération Internationale de Football Association) está impedindo o programa de TV Panorama, da emissora inglesa, de divulgar documentos que supostamente revelam a identidade de dois dirigentes do órgão máximo do futebol que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo com autoridades suíças – sede da entidade. Um dos dirigentes seria o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, integrante do comitê executivo da Fifa. 

Um promotor de Zug, cidade no nordeste da Suíça, tenta divulgar detalhes do caso, mas é contestado pelos advogados contratados pela Fifa. 

Segundo a BBC, Teixeira foi obrigado a devolver o dinheiro por ter supostamente recebido propinas, durante a década de 90 pagas pela empresa de marketing esportivo, a ISL (International Sports and Leisure). A empresa comercializava direitos de televisão e anúncios durante a Copa do Mundo para anunciantes e patrocinadores e foi à falência em meados de 2001. 

Leia mais:  

No ano passado, o mesmo programa da BBC levantou a suspeita sobre integrantes do comitê executivo da Fifa. Além de Teixeira, foram citados o paraguaio Nicolás Léoz, presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e o camaronês Issa Hayatou, líder da CAF (Confederação Africana de Futebol). 

O total de propinas pagas aos dirigentes chegaria, segundo a reportagem, a 100 milhões de dólares. 

Segundo o jornalista suíço Jean François Tanda, que requisitou a divulgação de detalhes do acordo na Justiça, a Fifa está atrasando a liberação do documento para que ela não ocorra antes das eleições da entidade. 

Segundo a nota da BBC Brasil, tanto Ricardo Teixeira como ex-presidente da entidade internacional João Havelange – também citado entre os suspeitos – se recusaram a responder perguntas feitas pela emissora. A Fifa, por sua vez, se limitou a afirmar que o caso já está encerrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário