sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROFESSORES DO ESTADO AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE


Por Kesya Diniz, no Jangadeiro online
Os professores da rede estadual de ensino entraram em “estado de greve”. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria, realizada na manhã desta quinta-feira (30/06) no ginásio Paulo Sarasate.
Os educadores cobram do governo Cid Gomes a apresentação de proposta e uma “resposta satisfatória às reivindicações do magistério” em atendimento à Lei do Piso Salarial dos Professores.
Ainda durante assembleia, os educadores programaram uma agenda de mobilizações:
- Dia 06/07 – Ato Público (acompanhando chamamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para manifestações públicas pelo Piso em todo o Brasil no dia 06/07);- Dia 15/07 – Vigília durante todo o dia 15 de julho no Palácio da Abolição, quando haverá audiência com o governador Cid Gomes;- Dia 01 de agosto – Assembleia Geral da categoria;
- O Sindicato-APEOC, ainda dentro da programação de luta pelo Piso, Plano de Carreira e Plano Nacional de Educação, intensificará dias 01, 02, 03 e 04 de julho os encontros com professores na Capital e Interior do Estado.
No Palácio
A direção do Sindicato APEOC participou de reunião na quarta-feira (29) com representantes do governo Cid Gomes no Palácio Abolição. Na ocasião, os educadores cobraram do Governo Estadual respostas e encaminhamentos relativos à implementação da Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei 11. 738) e da Readequação do Plano de Carreira da referida categoria.
Estiveram presentes à reunião, o secretário Ivo Gomes, Chefe de Gabinete do Governador Cid Gomes; a Secretária de Educação, Izolda Cela; o Secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo; além dos dos deputados Lula Morais (PCdoB) e Nenen Coelho (PSDB). Representando a categoria dos trabalhadores em educação, o Presidente do Sindicato APEOC professor Anízio Melo, e diretores da executiva do sindicato, e mais 120 professores, 50 estudantes e 3 (três) representantes de pais.
Sem proposta
Segundo a diretoria do sindicato, o Governo não apresentou proposta, sob a argumentação da necessidade de mais tempo para equalizar números entre SEFAZ, SEPLAG e SEDUC. Representantes da administração estadual ainda comunicaram, aos educadores, que a proposta governista só será apresentadas pelo Governador Cid Gomes no próximo dia 15 de julho em audiência com o Sindicato APEOC.
Reivindicações
No encontro de ontem à tarde no Palácio da Abolição, o Sindicato APEOC entregou documento ao Executivo onde consta o posicionamento da entidade sobre os eixos gerais que norteiam a proposta da categoria, que são:
1. Acelerar o processo de negociação com a apresentação de respostas do governo às reivindicações da categoria apresentadas pelo Sindicato-APEOC;2. O compromisso governamental, com o não envio à Assembléia Legislativa, de nenhum projeto que trate de tabela vencimental e o Plano de Cargo e Carreira, durante o período de férias do magistério;3. Reiteramos nossa posição de acompanhamento da visão da CNTE, entidade da qual somos filiados, de que o valor do piso é de R$ 1.597,87, e questionamos o valor estabelecido pelo MEC/AGU, que é de R$ 1.187,00;4. Entendimento que o piso salarial profissional deve repercutir para todos os professores, com a diferenciação por formação e tempo de serviço;5. Nossa proposta advoga a manutenção dos índices de interstícios e diferenciais por formação, contidos no atual Plano de Careira.
6. Implementação de 1\3 das horas atividades para planejamento de aula conforme posição do STF.
Com informações do Sindicato APEOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário