A professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, participa nesta quarta-feia, 15, da reunião da Comissão de Educação e Cultura.
A professora ficou conhecida em todo o País pelo depoimento que fez diante de deputados estaduais do Rio Grande do Norte, que foi postado no YouTube e foi visto por cerca de três milhões de pessoas em poucos dias.
Acompanhada de outros professores e sindicalistas, ela veio à Câmara defender a destinação de 10% do PIB para a educação. “Atualmente, o Brasil aplica menos de 5% em educação. É por isso que o salário do professor é tão baixo”, diz Amanda. A campanha tem conquistado espaço na Internet, colocando a frase #dezporcentodopibja entre as mais vistas no Twitter.
A professora defende que a aplicação dos 10% seja imediata, e não gradual (até 2020), como consta no projeto do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), do Executivo. “Há uma indefinição muito grande. A proposta é investirmos 10% até 2020? É muito tempo... A educação tem pressa!”, afirma Amanda. Ela teme ainda que esse plano não seja cumprido, como o da década passada, que estabelecia um maior investimento na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário