quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estudantes da USP realizam ato nesta quinta contra PM no campus


Por Lúcia Rodrigues, na Caros Amigos
Eles decidiram entrar em greve em assembleia que reuniu três mil alunos; a saída do reitor Rodas do cargo é uma das exigências
Os estudantes da USP, a Universidade de São Paulo, realizam protesto, nesta quinta-feira, 10, às 14h, no Largo São Francisco, contra a presença da PM no campus. A decisão foi tomada em assembleia que reuniu três mil alunos na noite desta terça, 08. A concentração começa às 12h no saguão dos prédios da História/Geografia, na Cidade Universitária. De lá, os estudantes seguem em caravana de ônibus até a Faculdade de Direito, no centro da cidade.
Na assembleia, os alunos também decretaram greve até que suas reivindicações sejam atendidas. Eles protestam contra o convênio assinado pela reitoria da USP e o comando do policiamento que permite que a polícia entre na Universidade. Os estudantes também querem que a reitoria retire todos os processos movidos contra funcionários e alunos que participam de movimentos político-reivindicatórios.
A saída do reitor João Grandino Rodas, do cargo é uma das exigências dos alunos. Ele é responsabilizado pela invasão da PM na USP. A ação da polícia foi toda realizada por PMs sem identificação. A reportagem da Caros Amigos constatou que pelo menos um policial da Tropa de Choque que estava na linha de frente na contenção dos estudantes portava uma submetralhadora. O armamento tem capacidade para disparar 950 tiros por minuto.
Os estudantes também querem que o campus da Universidade seja melhor iluminado. A abertura de concurso público para a ampliação do efetivo da guarda universitária, além da ampliação do número de ônibus circulares no campus com a extensão das duas linhas até o metrô Butantã são outras das reivindicações apresentadas na pauta dos alunos em greve.
Veja Fotos da USP do dia 08/11:
Camisa-Rosa

livro-na-mo

mulheres

onibus-comida

militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário