quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rede pela valorização do docente constata ausência de professores como fontes de matérias jornalísticas


Por Natasha Pitts, no Adital
Após a realização de análise em mais de 1.200 matérias de 18 jornais da América Latina sobre o modo como a mídia trata a questão docente, a Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s, lançada na quarta-feira, dia 9, em São Paulo (Brasil), publicou um levantamento e pontuou questões como a falta de participação dos professores nas notícias relacionadas à educação.
A pesquisa, realizada de maio a julho deste ano, também concluiu que políticas públicas são implementadas e materiais e disciplinas para as aulas são modificadas sem que os professores sejam consultados sobre a política educacional.
De acordo com Fernanda Campagnucci, editora do Observatório da Educação, foi constatado que os jornais não levam em consideração a opinião dos professores, no entanto, nem sempre isso acontece pela falta de vontade de falar com eles. "Os próprios professores não se colocam no debate pela desvalorização da profissão.”, explica.
A partir de uma análise feita durante a última greve de professores na cidade de São Paulo, Fernanda afirmou que o espaço das matérias, na maioria das vezes, foi destinado ao governo do Estado. Nas situações em que os professores foram ouvidos, se conversou apenas com porta-vozes dos sindicatos ou dos comandos de greve.
"Os professores que não são dos sindicatos nunca são ouvidos. Os jornais deveriam ouvir outros docentes para ilustrar melhor a situação do magistério, saber de outras demandas. A matéria que leva em consideração a opinião dos docentes é mais rica”, alerta Fernanda.
A Editora do Observatório da Educação também critica o fato de as matérias de jornais, geralmente, mostrarem como única demanda o aumento salarial e não trazerem à tona que os professores também pedem melhores condições de trabalho, mais verba para a educação e políticas de valorização do magistério.
Outro fato esclarecido por Fernanda é que os professores não ocupam os espaços que lhe são devidos e não reivindicam seu direito de ser ouvido como fonte porque a categoria hoje tem um forte sentimento de desvalorização. Para que isso mude, a Editora do Observatório da Educação aponta que é preciso entender a valorização dos docentes de forma integral aliando a questão salarial, à criação de canais para que os professores sejam ouvidos e à oferta de melhores condições para o exercício da profissão.
O monitoramento mostrou ainda que os temas mais comentados nas matérias analisadas são qualidade, sistemas de avaliação, problemas de infraestrutura, violência nas escolas e a questão das tecnologias de informação na educação.
Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s
A Rede foi lançada na noite da quarta-feira (9) fruto da parceria entre profissionais e organizações do Brasil, Argentina, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru e está aberta à participação de demais atores sociais da América Latina interessados na melhoria da educação.
A Rede pela Valorização irá atuar a partir de três eixos estratégicos: comunicação, pesquisa e articulação política. Uma das primeiras ações relacionadas ao primeiro eixo foi a criação do portal Vozes da Educação (http://vozesdaeducacao.org.br/), que será o canal para debates, envio de depoimentos, postagem de vídeos, criação de blogs, entre outras ações. A cada 15 dias, um novo tema será proposto no portal para fomentar o debate. O site já está no ar e aberto ao início da discussão sobre o 1º tema: a adoção da avaliação de desempenho para docentes em Buenos Aires, Argentina.

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